quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Crianças: a mensagem da igreja para o futuro

Estamos no mês das Crianças e aproveitamos para lembrar delas de forma especial e festiva durante todo o mês. É muito bom para uma criança ser abraçada, beijada e receber palavras de carinho das pessoas que as cercam.

A bíblia relata um momento de interação entre Jesus e as crianças e expõe um ensinamento que pode mudar nossa visão sobre elas:

“E traziam-lhe crianças para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos e lhe traziam. Jesus, porém, vendo isso, indignou-se e disse-lhes: deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. E, tomando-as nos seus braços e impondo-lhes as mãos, as abençoou.” Marcos 10:13-16

Alguns já conhecem essa passagem mas a grande maioria não percebe sua essência. Vejamos algumas lições que podemos tirar: 1) O povo sabia que deveria trazer as crianças ao encontro de Jesus; 2) Os discípulos repreendiam os que traziam as crianças porque eles não davam a devida importância a elas; 3) Jesus ficou indignado com a atitude dos discípulos; 4) Jesus definitivamente ama as crianças e desejava ter livre acesso a elas; 5) Jesus explica que só com um coração puro e uma vida livre do pecado, assim como uma criança, poderemos entrar no Reino de Deus; 6) Jesus abraça as crianças, demonstra amor, põe sua mão sobre elas e as abençoa.

Quantas lições Jesus nos deixa com relação aos cuidados com as crianças, o amor que devemos ter por elas, a negligência que podemos cometer contra elas, e finalmente a condição de entrarmos no Reino. Aos pais, lembrem-se que a criança deve ser trazida ao encontro com Jesus, deve ser amada e cuidada. Aos voluntários, muito cuidado para não agirmos como os discípulos agiram naquele momento. Aos pastores e líderes, tomem as crianças em seus braços e as abençoem.

O Ministério Recriança tem como missão levar a palavra de Deus de forma criativa e na linguagem apropriada a criança, a fim de que elas desenvolvam um relacionamento com Jesus Cristo e com a Igreja para que, progressivamente, obtenham uma base espiritual para suas vidas.

Convidamos toda a igreja a fazer parte desse grande desafio, que é levar nossas crianças a Cristo. Se envolva, participe, apaixone-se!

Caroline Gomes
Líder do Ministério Recriança
(texto publicado na pastoral no domingo 07 de outubro de 2007)